domingo, 29 de janeiro de 2012

Em Forma até ao Verão #1 (Peso)

Quando se fala em manter a forma, a maioria das pessoas associa o termo a perder peso. Mas isto não é assim tão fácil como parece, e se não estabelecermos objectivos nem regularmos as nossas mudanças no estilo de vida, vamos acabar por nos frustrar e desistir.

Assim, se estão a pensar em perder peso, têm que estipular metas: têm que ter um objectivo em termos de peso a alcançar e depois estabelecer metas temporais.
Aqui há que ter muita atenção para não estabelecer metas irrealistas! O objectivo é sentirem-se bem e serem saudáveis e não ficarem pele e osso! Não pensem em perder 5 kg numa semana, pois é completamente irrealista!

O mais correcto é terem um peso adequado à vossa altura. Por isso, 65kg pode ser o peso adequado a uma pessoa alta e ser excesso de peso para uma pessoa baixa.
Para saberem se estão dentro do peso adequado à vossa altura o melhor é calcularem o vosso IMC (Índice de Masse Corporal). Este índice é obtido através da divisão do peso pela altura ao quadrado (IMC= peso em Kg / altura2 em metros).

Se o vosso IMC: for
Inferior a 18,5 — têm baixo peso para a vossa altura;
Entre 18,5 e 24,9 — têm um peso normal, adequado à altura;
Entre 25 e 29,9 — tem excesso de peso;
Superior a 30 — tem obesidade; peso muito excessivo para a altura

Deixo-vos aqui um formulário para fazerem esse cálculo:

Peso: Kg Altura: m

Depois, quando começarem a "trabalhar" para perder peso, é imprescindível que mantenham um controlo do mesmo. Mas ao longo de todo o processo têm que ter consciência de que o peso também é influenciado por factores que não dependem do nosso controlo pessoal (nível de hidratação, a fase do período menstrual, etc), e que o fazem variar ao longo do dia e dos dias.
Por esta razão, o ideal é começarem a pesar-se só uma vez por semana, sempre na mesma balança, e no mesmo dia (ex: todas as sextas-feiras depois de acordar).

Depois, pode ajudar-vos se construírem um gráfico onde irão anotar o peso relativo a cada semana, para poderem avaliar o vosso progresso. Não se centrem no valor em si, mas sim na evolução que estão a observar. Mesmo quando atingirem os vossos objectivos e passarem à fase de manutenção do peso obtido, é importante continuar monitorizar o peso para detectarem qualquer alteração e agirem de imediato.

Não me vou alongar mais, neste 1º post desta rubrica :)
Espero que tenham ficado esclarecidas sobre estas questões do peso. Contem as vossas experiências, a opinião sobre o que leram, etc!
Qualquer dúvida comentem ou enviem as vossas questões para mobelsablog@gmail.com

3 comentários:

  1. É sempre bom ler um pouco mais sobre o assunto, porque há pessoas que ainda entendem mal o que é estar em forma...

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  2. Já não me peso há bastante tempo, penso que há mais de 1 ano :s nem sei o valor do meu IMC

    ResponderEliminar
  3. Fogo agora fiquei super desiludida!! O meu IMC é de 29,5. Ou seja estou gorda!! Eu já sabia que era gorda mas fogo nem tanto assim,meu deus do céu!! Como eu faço para emagrecer é que eu não sei,já que não sou nada fã de dietas e muito menos de exercicio fisico. Apenas dou caminhadas mas é só de vez em quando.

    ResponderEliminar