domingo, 5 de fevereiro de 2012

Em Forma até ao Verão #2 (Horário)

Lembram-se de ter falado da importância de estabelecer objectivos, se estiverem a pensar em perder peso?
Já estabeleceram as vossas metas?
Depois de estabelecer objectivos vem a fase de traçar um plano, ou seja, o que vão mudar no vosso estilo de vida. Basicamente isso envolve uma dieta alimentar e um plano de exercício físico (estes tópicos serão desenvolvidos em posts posteriores). Provavelmente isso implicará alterarem alguns aspectos nas vossas rotinas, de forma a introduzirem momentos para fazer exercício ou fazerem refeições adequadas.

Têm que ter em atenção que podem fazer dieta, mas sem terem uma alimentação restritiva. Não é necessário passar fome para estar em forma!
No entanto, é importante seguir algumas orientações gerais que ajudarão imenso:
> Não devem deixar passar mais de três ou quatro horas entre as refeições e lanches. A 1ª refeição do dia deverá ser o pequeno almoço!
> Não saltem refeições! Caso fiquem uma refeição sem comer, depois quando tiverem vontade de comer, vão ingerir comida em excesso.
> Cuidado com os petiscos entre refeições e lanches! Se seguirem a dica de não deixar passar mais de 3 horas sem comer, não vão sentir fome entre as refeições ou lanches.
> Se ocorrer um dia ou uma refeição em que sentiram que comeram exageradamente, não se preocupem! Sigam o vosso plano e jamais desistam, pois isso é que não vos levaria a lado nenhum!

Aqui está um exemplo do que poder ser um plano de refeições sensato:
08:00     Pequeno almoço
10:30    Lanche
13:00    Almoço
16:30    Lanche
20:00    Jantar
22:30     Ceia


Pode parecer assustador comer tantas vezes, mas só assim poderão ganhar algum controlo sobre o que comem.Claro que inicialmente é necessário decidir, no vosso plano alimentar, quando devem comer, ou seja, ter um horário relativamente fixo para cada uma das refeições, bem como quanto devem comer.  Por outro lado, não deverão comer nada nos períodos de intervalo entre as refeições. 

O que acham?
Quantas refeições fazem por dia? 
Já sabem que quero receber as vossas questões, comentários, etc aqui no blog ou por email: mobelsablog@gmail.com

2 comentários:

  1. Eu e os lanches :s
    Só costumo beber um iogurte por volta das 11, durante a tarde como apenas alguma coisita depois de sair do trabalho

    ResponderEliminar
  2. Devias fazer mesmo um lanche ao meio da manhã e outro ao meio da tarde. Assim, não estarás tão vulnerável a comer demais nas refeições seguintes.

    Bjs*

    ResponderEliminar