sábado, 17 de março de 2012

Em Forma até ao Verão #4 (calorias I)

 
Nós estamos constantemente a queimar calorias, até enquanto dormimos! 10 minutos de sono gastam 16kcal!

O que acontece na realidade é que acabamos por ingerir uma quantidade de calorias superior à que o nosso organismo gasta para se manter vivo. Mas se tivermos um estilo de vida mais activo, podemos aumentar esse gasto energético.

No entanto, o exercício físico, apesar de permitir perder calorias, por si só não serve como único método para perder peso. Tem que ser complementado por uma dieta equilibrada.

Se mantêm uma vida pouco activa, então está na altura de começarem a praticar algum exercício físico. Mas lembrem-se de que é importante começar por níveis de esforço mais baixos e, gradualmente, ir aumentando a intensidade dos exercícios.
Geralmente, as actividades aeróbicas (ex: correr, andar de bicicleta) são mais eficazes para perder peso (queimam mais calorias), enquanto que as actividades mais anaeróbicas (ex: musculação, ginástica localizada), são mais indicadas para a fase de manutenção do peso perdido.

Não é obrigatório insreveres-te num ginásio, pois podes praticar actividade ao ar livre.
Ou então podes simplesmente aumentar a actividade física no dia-a-dia, seguindo as dicas que dei no post anterior desta rubrica.

Aqui vai uma pequena lista do gasto calorico em algumas actividades/exercícios, em função do peso:


O que acham? Gastam muitas calorias por dia?

1 comentário:

  1. é verdade sim senhora, actividade fisica não é tudo mas ajuda...e eu comecei com as minhas caminhadas e estou a adorar, o chegar a casa e sentir-me cansadita mas que fiz algo de bom para a minha saude :)

    Beijinho*

    ResponderEliminar