domingo, 29 de julho de 2012

Protector solar

Toda a gente sabe que devemos usar protector solar para proteger a nossa pele dos efeitos nocivos dos raios solares. Esta protecção deveria ser feita, não apenas quando vamos à praia/piscina, mas nos restantes dias também, pois expomos algumas partes do nosso corpo ao sol. Além disso, a protecção solar é a principal forma de prevenir o envelhecimento prematuro da pele. Algumas meninas gostam  de ficar bastante bronzeadas e apanham sol em exagero e sem nenhum cuidado, depois mais tarde vão ver a pele a envelhecer mais cedo do que desejariam!
Além disso, os raios ultravioleta A (UVA) induzem ao foto-envelhecimento que está relacionada com o desenvolvimento do melanoma, e daí originar cancro da pele.

Para evitar que a exposição ao sol provoque problemas na pele, é necessário tomar alguns cuidados especiais: utilização do protector solar (idealmente nunca inferior a um SPF de 30), chapéu, óculos de sol (sim, os olhos também precisam de protecção!), roupas claras e evitar a exposição ao sol das 11:00h às 16:00h.

Quando forem escolher o vosso protector deve ter em conta alguns factores:
1. Existem várias marcas de protectores solares no mercado. Além da variação no índice de protecção (6, 10, 15, 25, 30 e 50), também existem protectores específicos para adultos e crianças, bem como para determinados tipos de pele. Podem ainda encontrar protectores solares para o rosto, para os lábios e para o corpo.
2. Idealmente devem ser anti raios UVA (responsáveis pelo envelhecimento da pele e pelo cancro da pele) e UVB (que provocam a vermelhidão na pele).
3. Se têm a pele sensível, verifiquem se é hipoalergénico.
4. Quem tem pele oleosa deve usar um protector solar oil free e/ou não comedogénico (para que a pele não fique oleosa nem fique com os poros obstruídos).
5. Idealmente devemos escolher um FPS igual ou superior a 30.Não devemos diminuir o índice de protecção á medida que ficamos mais bronzeados, pois o bronzeado é apenas uma defesa da pele contra os raios solares e a pele continua a necessitar de protecção.

O protector solar não deve ser aplicado quando já estamos expostos ao sol, mas sim, cerca de 30 minutos antes dessa exposição, para que o filtro protector entre em acção, e depois deve ser reaplicado o longo do dia de 2 em  2 horas ou depois de irmos à água. Além disso, mesmo que estejam o dia inteiro na praia debaixo do guarda-sol, devem usar protector, pois a luz solar é reflectida pela areia.
Muitas pessoas negligenciam pequenas áreas do corpo na hora da aplicação do protector solar. Não se esqueçam de o aplicar também nas orelhas, nos lábios, pescoço, e pés. Também existem protectores específicos para o cabelo.

Há uma coisa muito importante a ter em conta: o protector solar deste Verão, já não deverá funcionar no próximo Verão. O tempo médio de duração do filtro de um protector solar após a sua abertura é de 9 a 12 meses.

Vocês usam protector solar durante o ano inteiro? Qual o(os) protector(es) solar que usam?

5 comentários:

  1. ola :D
    que bom que gostaste :)
    ja mostrei as comprinhas :DD

    eu durante muito tempo fui burra e esturrei ao sol a pensar que ganhava alguma coisa com isso e nada de colocar nenhum protector solar agora vejo o mal que fiz :S
    nao passo sem ele :D
    beijocas

    ResponderEliminar
  2. Eu adoro esse batom, é caro mas vale bem o dinheiro que ele custa.... eu admito "mea culpa" sou uma desgraça no que se refere à protecção solar, as vezes acho que a minha cabeça só consegue assimilar que protecção solar equivale pura e simplesmente a óculos de sol, o pior é que um destes dias me dou mal. Bjs

    ResponderEliminar
  3. O nosso corpo é um santuário, deve ser preservado.

    ResponderEliminar
  4. É mesmo necessário ter mil cuidados!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. ola :DD
    pois, mas e uma nova fase ainda esta em fase de arrumaçao/organizaçao :)
    ele nao vale nada mesmo :S
    eu utilizo outro em spray por cima do da nivea mas mesmo assim nao dura muito :O
    beijocas

    ResponderEliminar