domingo, 26 de fevereiro de 2012

Em Forma até ao Verão #3 (actividade física)

 

Muitas vezes  utilizam-se os termos exercício físico e actividade física como sinónimos. No entanto, as duas expressões podem ter significados diferentes.

O exercício físico pode ser considerado aquele exercício que nos faz transpirar e em que sentimos o ritmo cardíaco acelerado (ex: correr, praticar um desporto...).
A actividade física podem ser simplesmente as actividades do nosso dia-a-dia (ex: subir os andares do nosso prédio pelas escadas, arrumar a casa....).

Tudo o que fazemos (até mesmo dormir) gasta calorias mas, como é óbvio,  exercício físico gasta mais do que as actividades do dia-a-dia, pois há mais esforço envolvido.
Quem não tem tempo para dispensar para o exercício físico é importante que aproveite todas as oportunidades do seu quotidiano para fazer alguma actividade física.
Por exemplo, ao descer escadas do nosso prédio, podemos gastar cerca de 88kcal e ao subi-las podemos gastar cerca de 229kcal! Por isso, e uma boa opção deixar o elevador e usar as escadas!

Se têm um estilo de vida sedentário podem aproveitar vários momentos do vosso dia para se mexerem.

Aqui vão algumas dicas de actividades fisicas diárias:
- andar mais a pé do que de carro/autocarro (ex: estacionar ou sair numa paragem que permita caminhar um bocado);
- passear  cão mais vezes ou numa distância maior. Ou simplesmente escolher altura(s) do dia para dar uma voltinha a pé;
- ir pelas escadas em vez de usar o elevador;
- levantar-se do sofá para mudar o canal de TV em vez de usar o telecomando;
- fazer a limpeza da casa;
- ligar a música e dançar;
- passear pelo centro comercial;
- etc, use a vossa imaginação e pensem no vosso dia-a-dia!

1 comentário:

  1. Devia fazer uns exercícios para tonificar a barriga (isto de passar 7horas no escritório sempre sentada ...) mas confesso que sou muito preguiçosa xD

    ResponderEliminar